Wednesday, September 01, 2004

A sorte não acontece por acaso.

Sorte e acaso são sinônimos no papel. Mas na prática são duas coisas diferentes. Apenas parecidas. Acaso é o imponderável. É simplesmente uma coincidência de situações que levam a um determinado fato. Você não espera que ele aconteça e, se acontecer, sua vida pode mudar para melhor, pior, ou continuar na mesma. Por exemplo: você encontra uma nota de 100 reais na rua. Mero acaso: você passava naquela rua, naquele instante, quando olhou para baixo e viu o dinheiro que alguém perdeu.

“Mas isso é sorte”, você vai discordar. Não é. Explico porquê: a sorte está ligada à bem-aventurança, à fortuna (não só financeira). Por isso, quando ela acontece, “amacia” nossa vida. Como o acaso, você também não a espera. A grande diferença é que você a procura. Sonha com ela. Deseja que aconteça. Você não anda vasculhando as ruas atrás de dinheiro. Mas sonha, por exemplo, em ganhar na loteria. Espera receber uma boa proposta de emprego. Deseja reencontrar uma pessoa querida que há tempos você não vê.

Nesse sentido, aprendi uma definição perfeita do que é sorte: “é quando a preparação encontra a oportunidade.” Existe uma parcela de acaso nesse conceito? Sim. Mas isso não é tudo. A outra metade depende de você. Não adianta acertar os números da megasena acumulada, se você não enfrentar a fila da loteria para registrar a aposta. Não adianta pintar a vaga para o trabalho, se você não estiver pronto para agarrá-la. E nem adianta você encontrar a pessoa que procura, se na hora H você não souber o que dizer.

Daí dá para tirar uma dedução muito importante. Em vez de ficar só reclamando da vida e deixar as mudanças por conta do acaso, a gente tem é que correr atrás da sorte. É ela que provoca as grandes transformações. Isso significa que não podemos ficar acomodados. Ao invés disso, precisamos pensar, planejar e agir em direção àquilo que pretendemos. Isso se chama ter um projeto de vida. Lembra daquele velho ditado popular “Deus ajuda a quem cedo madruga”? Pois é. “A voz do povo é a voz de Deus.”

Guarde isso na memória e no seu coração. E esteja sempre preparado para ser uma pessoa sortuda. Afinal, a sorte não ajuda quem está parado. Ela só dá um empurrãozinho para quem já está caminhando.

No comments: