Saturday, April 21, 2007

MEU PAI RASPOU O BIGODE.

Dedico esse texto ao meu maior professor: meu pai.


Nesses meus 34 anos de vida, só me lembro do meu pai sem bigode nas fotografias que vi da sua juventude. Assim, ficou estampada na minha mente, uma imagem muito clara do papai sempre de bigodão e com aquele sorriso escondido por trás dele. Bigode que era pretinho no início e aos poucos foi se acinzentando, enquanto os fios brancos tomavam conta do terreno. De repente, não é que aparece na sala o meu velho com aquele rosto todo lisinho, tipo “bundinha de neném”? Que sensação esquisita, nem sei como definir. Era o meu pai e ao mesmo tempo... sei lá... não era ele.

Achei engraçado, fiz brincadeiras, tirei foto com o celular e tudo mais. Mas no fundo, confesso que achei muito estranho vê-lo assim. E aí fiquei até me sentindo um pouco culpado, afinal, volta e meia eu perguntava se ele não pensava em tirar o bigode. É claro que ele pensava, óbvio que sim. Quem é que se olha no espelho e não sente vontade de mudar alguma coisa de vez em quando? Eu mesmo vivo enjoando da minha cara e ora uso cavanhaque, ora barba e ora fico de “baby face”. Ou seria “baby but”? O curioso é que bigode eu nunca usei (acho que saiu de moda).

Mas olhando para o meu pai, penso como deve ter sido difícil pra ele criar coragem pra raspar o bigode. Depois de tantos anos, aquela faixa de cabelo entre a boca e o nariz fica tão natural, que nem dá pra se imaginar sem ela. Por isso, ainda que isso pareça algo simples e sem importância, eu acho que a atitude dele foi um gesto de coragem, sim. A coragem de mudar e enfrentar de cara limpa (literalmente) as brincadeiras e a sensação de estranhamento dos outros e, principalmente, de si mesmo.

É justamente essa ousadia que nos falta muitas vezes. Quando estacionamos em nossa zona de conforto, paramos de evoluir. Quando nos apoiamos em velhos hábitos, temos resistência em renovar nosso espírito. Por isso não é bom ficar apegado demais com as coisas, sejam roupas, discos, fotografias, lembranças, sentimentos ou até mesmo um bigode.

Vendo meu pai daquele jeito tão diferente, aprendi com ele mais uma grande lição. Tudo na vida tem o seu tempo, mas o presente só é um presente para quem se dispõe a mudar.

10 comments:

Anonymous said...

Belissimo texto Daniel!
Vc falando do seu pai sem bigode, lembrei de quando vi o meu pela primeira vez sem baraba....Ja era grande, tinha uns 16 anos, estranhei. Minha mae, depois de mais de 30 anos de convivencia falou q nunca tinha visto el sem barba tbm...
Ter coragem pra mudar é tudo mesmo na vida...Tenho pensado mto nesse ano q eu vou formar.
Como vai ser agora? O que vou fazer? Quero mesmo trabalhar com essa correria, essa tensão? Cobrança?prazo? Fechado forçado a mente a criar contra o tempo... dificil esse ultimo ano de faculdade. Mas ta valendo!

parabens pelo Texto novamente


Abraçao

Rapha Garcia said...

... e ainda digo mais:
o presente só é presente quando você se dispõe a sair do passado...


mas que é divertido ver as pessoas mudando, aaaah mas isso é! hehehe

abração!!!!

Unknown said...

Belo texto Daniel...
Todos nós temos e precisamos mudar. A cada dia experimentamos sensações, medos, vontades diferentes...alguns antigos, outros novos e isso faz com que todos os dias ao acordar, sejamos uma nova pessoa.

O que percebo e falo isso por experiência própria, é que mudamos muito, principalmente nossa forma de pensar, alguns regressam outros evoluem...ainda bem que estou na segunda opção...he he

Abração Daniel

Anonymous said...

Sensacional Daniel,
Eu nunca havia parado para também imaginar o meu pai sem bigode. Eu nunca o vi assim. Gostaria muito de vê-lo sem aquele bigodinho quase "Hitler" que usa desde o tempo em que servia o exército. É a foto em que o vi mais novo... Acho que Ele não teve coragem de mudar. São quase 82 anos de idade e, com certeza, quase 70 de bigode. Da próxima vez que eu for em casa (no interior) vou perguntar para ele se teria essa coragem de mudar. Nunca deve ser tarde quando ainda se pode ousar. Se nessa idade ele pode fazer tanto como abrir uma nova empresa e acreditar nela, por quê não raspar um simples bigodinho???
Seu texto me provocou um grande desejo de mudanças. Valeu!!!
Abs.

Ana Ribeiro said...

Adoro seus textos.

Quando meu pai raspou o bigode eu falei pra ele: Quem é você e o que você fez com o meu pai?

Aí ele deixou o bigode crescer de novo, mas nunca mais foi o mesmo, ficou fino, ralo e xôxo.

E ainda prometi ao meu velho que se ele tirar o bigode de novo eu raspo a cabeça.

Até que ele tem cuidado muito bem da vassorinha nasal.

Anonymous said...

Adorei Professor! Mais uma vez aprendi algo com você...
Beijos, Deh (8ºper)

D. said...

Pois é, meu pai teve um filho este ano. Aos 60.

D. said...

Como ele sempre me diz: a vida é isso!

Anonymous said...

Linda, a história do "hi-to-tó-ta-mo". Continue escrevendo.

Abraços,
Pablo

Anonymous said...

World Of Warcraft gold for cheap
wow power leveling,
wow gold,
wow gold,
wow power leveling,
wow power leveling,
world of warcraft power leveling,
wow power leveling,
cheap wow gold,
cheap wow gold,
maternity clothes,
wedding dresses,
jewelry store,
wow gold,
world of warcraft power leveling
World Of Warcraft gold,
ffxi gil,
wow account,
world of warcraft power leveling,
buy wow gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
wow power leveling
world of warcraft gold,
wow gold,
evening gowns,
wedding gowns,
prom gowns,
bridal gowns,
oil purifier,
wedding dresses,
World Of Warcraft gold
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow power level,
wow power level,
wow power level,
wow power level,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow po,
wow or,
wow po,
world of warcraft gold,
cheap world of warcraft gold,
warcraft gold,
world of warcraft gold,
cheap world of warcraft gold,
warcraft gold,buy cheap World Of Warcraft gold
Maple Story mesos,
MapleStory mesos,
ms mesos,
mesos,
SilkRoad Gold,
SRO Gold,
SilkRoad Online Gold,
eq2 plat,
eq2 gold,
eq2 Platinum,
EverQuest 2 Platinum,
EverQuest 2 gold,
EverQuest 2 plat,
lotro gold,
lotr gold,
Lord of the Rings online Gold,
wow powerleveling,
wow powerleveling,
wow powerleveling,
wow powerleveling,world of warcraft power leveling
ffxi gil,ffxi gil,ffxi gil,ffxi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,world of warcraft gold,cheap world of warcraft gold,warcraft gold,world of warcraft gold,cheap world of warcraft gold,warcraft gold,guildwars gold,guildwars gold,guild wars gold,guild wars gold,lotro gold,lotro gold,lotr gold,lotr gold,maplestory mesos,maplestory mesos,maplestory mesos,maplestory mesos, maple story mesos,maple story mesos,maple story mesos,maple story mesos,
a3q6y7be