Friday, April 01, 2005

De novo.

De novo.

Ler atentamente não é só ler com atenção. É ler atentando para aquilo que não está no texto. As famosas entrelinhas. Isso significa buscar a intenção do autor. Entender o contexto que envolve aquilo que ele escreveu. As relações que são tecidas entre o texto e outros contextos. Por isso, se você apenas passa os olhos pelas palavras, mesmo que lentamente, você não está lendo de verdade. Está apenas passeando pelas frases.

Assim, você pode encontrar um sujeito aqui ou ali. Mas não consegue realmente conhecê-lo. Não entende os seus predicados. Afinal, quem é esse sujeito? O que ele quer? Por que está ali? Você não sabe as respostas, mas tudo bem. Seus olhos continuam passeando até que chega um determinado ponto (que você nem sabe qual), onde o texto muda e você fica mudo. Perdido. Sem verbo de ligação. “Como é que eu vim parar aqui?” Daí não tem jeito. Você tem que voltar ao começo, ao primeiro parágrafo, e ler de novo. Atentamente. Até entender.

2 comments:

Angélica said...

É... Ler e reler e reler... É assim q a gente aprende...
Menos semiótica. Por q a gente lê, relê e entende. Aí a gente escreve, e explica e entende. Aí a gente chega em casa e vai contar pra mãe, pai, irmão ou pro cachorro o tanto q semiótica é doido e divertido, e não consegue. Por q é matéria de gente doida. Eu já entendi semiótica 3x na minha vida. E achei o máximo todas elas. Mas eu não consigo lembrar nada. E é um saco!

Anonymous said...

Gostei do título.