Thursday, September 16, 2004

PORQUE EU NÃO VOU FAZER CONCURSO PÚBLICO.

Foi-se o tempo em que as pessoas entravam numa empresa e faziam carreira. Meu pai foi uma delas. Começou a trabalhar num banco com apenas 14 anos de idade, se não me engano. Foi officce boy, auxiliar de escritório, assistente de não-sei-o-quê, tornou-se caixa, sub-gerente, gerente, supervisor e – ufa! – aposentou-se finalmente depois de trinta anos de serviço. Essa foi a escolha da vida dele e, se qualquer pessoa perguntar se valeu a pena, ele certamente dirá que sim.

O meu sogro, por sua vez, optou por outro caminho. Fez um curso técnico e seguiu carreira na Petrobrás. Durante vários anos, trabalhou na Bacia de Campos. Eram 15 dias em campo (oops… desculpe o trocadilho) e outros 15 dias em casa. Com certeza, não foi uma vida fácil: longe dos filhos, da esposa, dos amigos. Mas se fizermos pra ele aquela mesma pergunta (eu já fiz), a resposta vai ser a mesma: valeu a pena.

Agora, onde é que eu quero chegar? Nas recorrentes sugestões do meu pai, minha mãe, meu sogro, minha sogra, meus tios, primos, amigos, além de alguns intrometidos para que eu faça concurso público. Com o devido respeito a todos eles (e a você também, caro leitor), QUE SACO!

Sei que essas sugestões são frutos de boa vontade. Mas e a minha vontade, não conta não? Para que você entenda melhor, vou explicar porquê tenho tanto "irc" desse assunto. Quem sabe pelo menos você me dá razão?

Desde pequeno, gostava de desenhar (valeu, Daniel Azulay). E, antes mesmo de pensar em vestibular, meu irmão já tinha me sugerido estudar publicidade. Aquela foi a primeira boa idéia da minha futura profissão. A única coisa é que eu achava que seria diretor de arte (aquele cara que “desenha”, sabe como é?). Mas isso foi só até eu entrar num curso de desenho publicitário e sacar que o meu negócio mesmo era ser redator. Não disse antes, mas também gostava muito de escrever. Aliás, na quinta-série tinha ficado em segundo lugar num concurso de poesia da escola (o troféu tá lá em casa, num lugar qualquer).

Anyway, o fato é que desde muito cedo eu já gostava de publicidade e tinha escolhido esse ramo. Nunca tive nenhuma dúvida. Pelo menos, até entrar para o mercado de trabalho. Só pra dar uma contextualizada, Minas Gerais não é lá um grande pólo da propaganda, embora seja um dos maiores mercados econômicos nacionais. Sem me aprofundar muito nesse assunto, a situação aqui (como também em São Paulo, Rio e no resto do Brasil) não está das melhores. E isso já faz um bom tempo. Consequência: do ponto de vista dos profissionais, está muito difícil se manter e, principalmente, ter uma expectativa de longo prazo atuando nessa área.

Como escolhi não sair de Belo Horizonte, ao contrário da maioria dos redatores e diretores de arte daqui, que sonham em receber uma proposta para pular fora, fazer o nome e depois voltar por cima, tive que arcar com as consequências. Aí é que entra a história dos concursos públicos. Toda vez que eu começo a reclamar, dizendo que pretendo mudar um pouco de rumo, aparece alguém pra me dizer: “Por que você não faz o concurso do TRE? Ou da Petrobrás? Ou do Tribunal de Contas?” E por aí vai. Só que ninguém pergunta se eu mesmo já não tenho alguma coisa em mente. Eu tenho, pô!

Pode ser por idealismo, ou até por imaturidade (se for, saberei no futuro). A questão é que não vou fazer concurso público. Pelo menos agora. Ponto final. E sabe porquê? Porque eu gosto de atuar em comunicação. Amo. É uma escolha que pra mim compensa bastante. Eu adoro escrever, ter idéias, desenvolver essas idéias e ver que elas estão dando certo. Se/quando eu tiver realmente que escolher outra coisa, ninguém fará isso por mim. Primeiro, porque sou eu quem vai largar tudo e partir pra outro emprego completamente diferente. Segundo, porque esses concursos não têm nada a ver comigo. Não me vejo de jeito nenhum bancando o araponga na Polícia Federal, ou então conferindo urnas numa repartição do TRE. E terceiro, porque ainda tenho várias outras escolhas que compensam, dentro (ou mais perto, pelo menos) daquilo que eu gosto de fazer.

Eu escolho trabalhar em alguma coisa que me dê satisfação (mesmo que ela não seja plena), porque o trabalho ocupa a maior parte do meu dia. E se esse trabaho não me preencher, minha vida será um saco vazio. Agora, a razão mais importante de todas: eu faço essa escolha, porque quero me sentir bem comigo mesmo. Porque eu quero chegar em casa e ficar bem com minha família. Sem pensar que é só por causa dela que estou em algum emprego maldito, que eu detesto, mas que me dá mais segurança e uma grana boa no fim do mês.

Eu sei que eu não vou ter uma carreira, como meu pai e meu sogro. Especialmente trabalhando em propaganda. Mas o que me importa, o que acredito e o que escolho é isso: trabalhar em alguma coisa que me realize, porque só assim a minha felicidade e a felicidade da minha família também poderão se realizar. Entendeu agora porque é que eu não vou fazer concurso público?

18 comments:

Ana Ribeiro said...

Iéca! Eu também não quero fazer concurso público! Isso na minha família é um disco furado. Ainda mais que a minha mãe não consegue entender direito o que significa ser publicitário. Tadinha, sempre confunde com jornalismo ou com o Marcos Valério.
_Você vai roubar dinheiro do povo minha filha?
_Nâo mãe, aliás, o Valério nem é publicitário, ele é administrador de empresas.
_Mas a televisão disse que é.
_A Tv mente, mãe.
_Hum... e o que o publicitário faz?
_Faz o intervalo, os reclames, os comerciais.
_Ah, entendi. E o jornalista faz o que?
_Jornalista dá notícia.
_E porque você prefere os comerciais? Não tem mais notícia pra dar?
_É mãe, deve ter. MAs sei lá. Prefiro publicidade.
_Eu acho que você devia fazer concurso público. Seu primo...
Ad infinitum.

Minha mãe é fofa. Eu vou continuar girando em círculos, mas em torno da comunicação. Concurso público nem se for pra área de comunicação do governo federal.

Afinal, desde pequena eu já dizia:
_O que você quer ser quando crescer?
_Não sei, mas eu não quero ser funcionário público. Dizia eu.
_Por quê?
_Porque funcionário público vive reclamando do salário e que quer se aposentar. Eu não quero passar a vida inteira reclamando.

Sabedoria infantil. ^

Anonymous said...

Oi, vi q seu post é de 2004.

Vc disse: "Pode ser por idealismo, ou até por imaturidade (se for, saberei no futuro)."

Iai, agora já sabe pq foi? Fez concurso? Pretende fazer? Mudou seu pensamento a respeito?

Please, responda-me por email.
carlosld1000@hotmail.com

Anonymous said...

E aí amigo? Como ficou sua história?


Eu to no mesmo dilema. A diferença é que não me dão muita opção de escolha. Sempre desenhei desde nova. Mas nunca me interessei por um curso, até fazer moda no senac, com 16 anos.
Não fiz moda, comecei artes, mas larguei por pressão contrária ao meu gosto. Fiz direito. Me formei à alguns dias. Não passei na oab, e ainda sonho com a moda. Mas os planos pra minha pessoa são um concurso público, uma oab, enfim.. Porque concurso público meu Deus? Será que as pessoas conseguem pensar em outra coisa? Será que ninguém pensa em realização pessoal?
Porque, de verdade, de que adianta você ganhar mundos e fundos, e ir trabalhar todos os dias em algo que não gosta? Pra ter a famosa fuga da pescaria no fim de semana? Pra rezar pra chegar sexta-feira?

Porque não ser feliz com aquilo que realmente se gosta!?
Isso tudo ainda vira tema de novela ;)


Abraços

Anonymous said...

Ana Elisa nem novelas fazem sobre isso só fazem sobre engenheiros, arquitetos e construtores bem sucedidos que fazem o que gostam e no meio de tudo que é errado sempre dá tudo certo. Nunca fazem novelas ou filmes sobre se fazer o que gosta... Se alguém conhecer algum me avise

Amabuda said...

Eai Jeremias...
Eu sou concurseiro. Ano passado - 2009 - foi o primeiro ano da minha vida que dediquei a concursos e, apesar dos apesares, eu amo concursos.
Logo que conseguir uma aprovação em nível federal quero cursar direito e continuar seguindo este caminho.
Quando comecei esta 'fase de transição' da minha vida, eu achava muitíssimo difícil entender porque todos os meus amigos pensam mais como você e menos como eu - era pura ignorância.
Hoje entendo e vejo que quando se faz o que gosta e se dedica mesmo, com coração e raça... qualquer profissão é lucrativa. Nesse meu mundo de concursos conheci 2 publicitários que tentaram concurso pois estavam decepcionados com as ofertas de emprego ... porém tenho um amigo que é estudante de publicidade - 6 semestre - e semana passada ele pôde optar entre qual das 4 vagas que lhe foram oferecidas iria ficar, com carteira assinada e tal...
Gostaria de saber como foram tuas decisões, se deu certo, se realmente não tentou concursos, ... enfim, se tudo valeu a pena.

Obs.: se já tiver publicado no teu blog uma resposta, peço desculpas e que, se possível, me mande o link - quando tiver um tempo livre, claro.

Abraço,
Mauricio.
mawricio3@hotmail.com

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
mcmoraes said...

Bom! 1 a menos para sugar os já esgotados produtores brasileiros, que têm que abrir mão de quase metade de suas posses para sustentar o estado.

Anonymous said...

I viѕited multiple sitеs howeνer the auԁio
quality for audio songs present at this site is in fact wοnderful.


Havе a look аt my page ... Sensepil Reviews

Anonymous said...

Εxcellent ωеblog heгe! Adԁitionallу your ѕite loads up fast!
What host arе you using? Can I get уouг аffiliate link for yοur hοst?
I ԁеsire my site lоаded up as quiсklу as
yours lоl

Alsο νisit my blog post ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anonymous said...

Fantаstiс goodѕ from you, mаn.
I have understand your stuff ρreviοus to and you are just
too greаt. I гeаlly like what you've acquired here, certainly like what you're statіng and the ωay in ωhich you
ѕay it. You make it entertaining аnd yοu still takе
care οf to keep іt smаrt. I can't wait to read much more from you. This is actually a wonderful site.

Take a look at my web page ... just click for source

Anonymous said...

Нello! Do уou know іf theу make anу
plugins to aѕsist with Search Engine Oρtimization?
ӏ'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeіng very gooԁ suсcеѕs.
Ӏf you know of anу please sharе. Кudos!


My web site ... Silk N Sensepil Coupon
Also see my page > arizonalocals.com

Anonymous said...

Ѕpot on with this write-up, I honestly think this site needs a lot morе attention.
I'll probably be back again to see more, thanks for the information!

Take a look at my blog post: This Internet page
my web page: Read Http://www.Prweb.com

Anonymous said...

Yes! Finally somеthіng about corvo.

Here іs my sitе :: unchiku.com

Anonymous said...

Ι'm impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that's equаlly educatiνe
and аmuѕing, аnd let mе tell you,
you've hit the nail on the head. The issue is something which not enough folks are speaking intelligently about. I am very happy that I found this during my search for something regarding this.

Here is my web page; Sensepil Hair Removal

Anonymous said...

ӏtѕ such as уou reaԁ my thoughtѕ!
You aρpear to know a lot about this, such aѕ уou wrote the guide in
іt or something. І believe that уοu simply could do with
a few p.c. to ԁrіve the message homе a bіt, hoωever
instead of that, thiѕ is wonderful blog.
An excellent rеaԁ. I will definitely be baсk.


Also visit my weblog ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anonymous said...

Hi there, јust became аleгt to yοur blog thгough Goοglе, and found
that it is trulу іnfoгmatiѵе.
Ӏ аm gonna watch out fοг bruѕsels.
I'll be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

Feel free to visit my page :: Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

Anonymous said...

Anybοdy who iѕ preρared tο get a effеctively-tοnеd stomach can use this bеlt.


Alѕo ѵisіt my hοmеpage: flex belt coupon code

Anonymous said...

Olá meu nome é Andressa e tenho 17 anos, meus pais, irmã, familiares e amigos vive me enchendo para mim fazer concurso publico para que quando me aposentar ter uma boa aposentadoria. Não é do meu desejo concurso publico nunca foi, nunca me imaginei trabalhando pro governo. Eles não entendem minha escolha. Ainda não sei direito que quero fazer pensei em artes visuais(bacharelato), ou publicidade, moda. Não é que eu pense imaturamente, só que eu tenho outros planos e objetivos pra minha vida e eles não entendem. Foi assim com você também? E hoje se arrepende de não ter feito?

por favor mande um e mail resposta para mim.
andressamartinussi@hotmail.com