Friday, January 28, 2005

BRINCA COMIGO?

- Papai, brinca comigo?
- Ô filhinho, agora não posso.
- Por quê?
- Porque eu tenho que sair pra trabalhar.
- Por quê?
- (Ai, meu Deus, começou a perguntação…) Porque papai precisa ganhar dinheirinho, filho.
- Por quê, papai?
- Pra poder comprar roupinha, comidinha, brinquedo…
- Por quê? Eu já tenho roupa e não tô com fome… e eu quero brincar com você! Vem, papai.
- Peraí, filhinho, não fica puxando minha calça assim que amarrota. E eu já disse que agora não posso.
- Por quê, papai? Por que você não quer brincar comigo?
- Ô, meu bem, não é isso. Eu quero sim.
- Então brinca!
- Mas meu querido, agora papai tem que trabalhar!
- Por que agora? Amanhã você trabalha.
- Não, filhote, tenho que sair agora, já tô atrasado.
- Ah, papai…por que você nunca brinca comigo?
- Ô, filhão, não precisa chorar. Depois que eu voltar do trabalho a gente brinca um tempão, prometo.
- Mas por que você trabalha tanto, papai?
- Pra ganhar dinheiro filhinho.
- Por quê?
- Ai, filho, chega! É pra comprar presente pra você, pra gente passear no parquinho, no zoológico, no clube, na praia. Papai trabalha pra gente brincar! Entendeu?
- Não. Quanto mais você trabalha, menos a gente brinca…

O pai não conseguiu dizer mais nada. Simplesmente abraçou a criança, beijou-a na testa e saiu. Durante todo o dia, aquela pergunta ficou ecoando em sua mente. “Por quê?”


2 comments:

Angélica said...

Ai, ai...
É triste, né? Eu até arrepiei qdo li... Cruzes...
Bjim!
Angel

Tatiana Jardim said...

Escolhas.
O dinheiro, a ganância, a vida, as cobranças sociais... são tantas coisas que acabamos esquecendo como fazemos escolhas.
Esquecemos que temos férias, esquecemos que temos finais de semana, esquecemos que temos horário vago, esquecemos que temos família,
esquecemos que temos amigos e finalmente esquecemos que temos uma vida muito limitada, algo em torno de 70, 80 anos. Só.
Muito bacana. Adorei.