Wednesday, February 14, 2007

Prêmios e Recompensas

Descobri há algum tempo que nem todo prêmio recompensa quem o recebe. Da mesma forma, nem toda recompensa vem na forma de um prêmio. É engraçado porque, aparentemente, as duas coisas são iguais. Mas só à primeira vista. Observando direitinho, você ainda vai reparar – naquilo que acontece na sua própria vida – que algumas vezes a gente ganha um prêmio, mas, no íntimo, sabe que não fez muito por merecê-lo. Ou reconhece que o mérito maior nem foi nosso. Ou então que esse prêmio veio por uma feliz coincidência, por um acaso mesmo.

No primeiro caso, você pode ser premiado em um concurso, mas não necessariamente porque o seu trabalho foi ótimo e sim porque os outros é que não estavam bons. No segundo, você pode ganhar um prêmio importante e sair bem na foto, sabendo que a sua equipe é que foi responsável por isso. E no terceiro caso, pode conquistar uma vitória inesperada, porque os outros que estavam à sua frente tiveram problemas. A pergunta, então, é a seguinte: que valor tem esses prêmios? É claro que a gente se alegra, mas depois, quando olha pra eles, qual é a sensação? Dá pra se sentir recompensado?

Uma recompensa verdadeira é aquela que vem, como o próprio nome diz, recompensar o nosso esforço. É uma forma de agradecimento, uma retribuição. Isso não implica necessariamente na escolha de alguém que foi “o melhor”. Você pode até chegar em último numa corrida e, mesmo assim, se sentir recompensado. Para você e aqueles que torciam por você, isso representa uma superação. Assim, os aplausos que receber serão mais sinceros. Os abraços, mais calorosos.

Outra diferença é que ganhar um prêmio tem aquelas circunstâncias cerimoniosas que o envolvem e que acabam lhe roubando a espontaneidade. Isso já não acontece quando você recebe uma recompensa, afinal, geralmente ela vem de maneiras simples como um sorriso, um elogio, um olhar, uma carta, um cartão. Ou até de um jeito mais sofisticado, como uma placa de metal numa bela caixa aveludada. De um jeito ou de outro, é a surpresa de não esperar por isso que faz a pessoa se sentir tão recompensada. Tão emocionada a ponto de perder as palavras.

Quem não percebe essas coisas e acha que na vida o que importa são só os prêmios tem que tomar muito cuidado para não se decepcionar. Afinal, um prêmio a gente recebe, coloca na estante, depois acaba se esquecendo. Já uma recompensa, muitas vezes, nem dá pra pegar. Mas essa a gente guarda no coração e ali ela fica preservada para sempre. Inesquecível.

7 comments:

Anonymous said...

Inesquecível. Acho que você usou a palavra certa no seu texto. O que aprendemos naquelas noites em Sala, de uma forma divertida e cativante, nunca se perderá. Acredite: mais do que aulas de redação, você nos dava motivação, vontade de sermos publicitários. Nos ensinava como nos tornar pessoas melhores. Assim, acho que quem recebeu a maior recompensa fomos nós, seus alunos.
Obrigado por tudo, Sr. Macieira.

Atendimento de porranehuma said...

Uma música q me faz lembras das sextas feiras até quase 23 hs na sala de aula:

"Valeu a pena... eh eh
Valeu a pena ...eh eh"

Nós todos: Pescadores de Ilusão

Sr. Macieira, pode inventar outra matéria pra gente!!!

Até breve,

Bj

Anonymous said...

Li em algum lugar, não sei aonde, que tem pessoas que nascem com talentos e outras que o adquirem ao decorrer da vida!! Muitos disconcordam, pq acreditam que talento nasce com a gente, eu concordo, pq depois de algumas aulas, muitos acabaram se descobrindo publicitários desde pequeno, um dom que nasceu com eles, foi meu caso, falta um pouco de prática, mas, foi um gás de ânimo e motivação!!
Acredito mais ainda, que seu maior dom é de se relacionar com as pessoas, tornando o seu relacionamento com os alunos de amizade e carinho.
Parabéns por ser uma pessoa especial e inesquecível!!

Anonymous said...

Momentos...
"dá mais uma olhadinha"
"é isso mesmo que vocês querem"
"pensem mais"
"ta ficando bom, mas pode melhorar"
"e se vocês trocarem essa palavrinha"
"muito bom! muito bom!"

Valeu Sr. Macieira!!!

Anonymous said...

Sr.Macieira,
O que comentar hein?
Então vou colocar aki algumas palavras suas pra mim, que qdo fiquei sabendo que ficaria um semestre sem estudar, foram um porto seguro.
"Rafael,
Uma grande idéia sempre acaba gerando outras, não é a tôa que este livro veio para em suas mãos".
Lembra onde escreveu essas palavras?

Lendo essas palavras mestre pude observar que um elogio seu pra quem esta apenas tentando ser alguem, é uma grande RECOMPENSA. Obrigado por tudo.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Aprendi muito